Xerox desenvolve calculadora de medição de Eficiência AmbientalPrimeira empresa a responder " O seu escritório é verde?


Lisboa, Abr 03, 2008 – A Xerox anuncia hoje a primeira calculadora de sustentabilidade concebida para apoiar os clientes a detector um conjunto de oportunidades para reduzir o impacto ambiental dos seus ambientes de escritório, ao mesmo tempo que reduzem os custos. A nova ferrramenta de software permite medir o impacto global que as empresas provocam no ambiente., nomeadamente no que gira à volta dos “documentos”.

A calculadora de sustentabilidade é uma nova ferramenta disponível através das Soluções Office Service da Xerox e permite avaliar o ambiente das impressoras, fotocopiadoras e multi-funções de escritório e, mede os benefícios ambientais que podem ser adquiridos ao nível de energia e utilização de papel, lixo sólido, água, ar e emissões de gás de estufa. Esta ferramenta fornece os clientes com a primeira medida de implicação ambiental ao nível de impressão.

“Esta calculadora decifra o código, permitindo às empresas de qualquer dimensão poderem perceber se as suas empresas são ou podem ser ambientalmente mais responsáveis. Ou dito de forma mais simples, mas “verdes” afirma John Kelly, Presidente, Xerox Global Services North America.

“As mesmas pessoas que dispõem de uma consciência ambiental em casa estão a trazer essa consciência para o seu ambiente profissional, mas em muitos casos, não sabem como começar. Concebemos a calculadora de sustentabilidade para que pudesse ser uma ferramenta ambiental efectiva. Fornece aos clientes recomendações para atingirem os seus objectivos ambientais e ao fazê-lo conseguem reduzir custos e obter ganhos de eficiência num ambiente de escritórios optimizado.”

A calculadora de Sustentabilidade não alcança apenas a tecnologia documental da Xerox, mas também as impressoras, fotocopiadoras e sistemas multi-funcionais de outras empresas.

Para os escritórios que pretendem uma rápida avaliação do seu ambiente de impressão, uma versão à escala desta calculadora é lançada hoje na Internet e pode obter mais informação em http://www.xerox.com/thoughtleadership

Os visitantes obtêm informação sobre o modo como a calculadora pode efectivamente ajudar a sua empresa, de acordo com a sua dimensão. A avaliação fornece então um conjunto de dicas e conselhos para tornar os escritórios ainda mais verdes.

Como funciona
A Calculadora de Sustentabilidade implementa algorítimos proprietários e uma pesquisa de documentos que fornecem dados sobre a totalidade de equipamentos no escritório, desde impressoras a sistemas multi-funcionais e fotocopiadoras. A Calculadora de Sustentabilidade pode fornecer informação sobre o impacto da impressão dupla ou, sobre a utilização de diferentes tipos de papel. De forma preliminar os testes realizados provam que os clientes conseguem obter benefícios ambientais e de redução de custos.

Depois de uma análise inicial que gera uma avaliação de sustentabilidade detalhada das suas operações, os parceiros Xerox e os seus clientes podem desenvolver um ambiente de escritório, entre outras coisas com base na redução de energia. Algumas das mudanças podem ser simples, como mover sistemas de diferentes locais para substituir produtos de funções únicas ou pessoais para produtos multi-funcionais. A calculadora pode detectar oportunidades para que os clientes possam usar o papel de uma forma mais inteligente e reduzir desperdícios. Fornece informação sobre o impacto da impressão duplex, ou sobre a utilização de diferentes tipos de papel, na redução dos custos.

“O objectivo da Calculadora de Sustentabilidade da Xerox é aconselhar os clientes para a correcta direcção, de forma a identificar oportunidades nas quais os reduzido impacto no ambiente pode ser balanceado com a linha de produtos,” afirma Patricia Calkins, vice presidente Environment, Health and Safety, Xerox. “Unimos a nossa experiência na área de sustentabilidade com o nosso profundo conhecimento do ambiente de escritório para criar uma ferramenta que ajude os clientes a poupar recursos.”

Formas para tornar asempresa mais “verdes”
O focus da Xerox na sustentabilidade já existe há mais de 20 anos influenciando produtos e os consumíveis. Independentemente que seja para desenvolver um portfolio de papel de sustentabildade ou ser o primeiro a incluir a especificação ENERGY STAR® nos seus produtos, os parceiros Xerox com os seus clientes, fornecedores e accionistas avançam para práticas de negócio sustentáveis. Alguns dos programas e produtos “verdes” produzidos pela Xerox incluem :
  • Tecnologia de tinta sólida Xerox utilizada em sistemas de impressão, multi-funcionais e impressoras utilizam cartuchos de tinta sólida que geram 90% menos desperdício que os sistemas a laser.
  • Capacidades de redução de potência nas impressoras de tinta sólida que permitem definir os padrões de impressão no escritório e poder passar para um modo de baixa potência quando sabemos que a impressora irá ser utilizada em baixo volume, tal como durante a hora de almoço.
  • Emulsion Aggregation toner é uma das maiores optimizações a laser – requer baixo uso do toner utilizando apenas 25% de energia para imprimir.
  • High Yield Business PaperTM, utiliza apenas 90% de uma árvore face os 45% típicos para criar papel de escritório standard.
  • Forest Stewardship Council e o programa para certificação de florestas para produtos que são fabricados utilizando materiais de colheita de fontes certificadas e podem ser desenvolvidas através da Distribuição.
  • Projectos de pesquisa e desenvolvimento concebidos pelos laboratórios Xerox incluem o desenvolvimento do papel invisível que pode ser utilizado de múltiplas formas.
Todos estes esforços e alternativas vão permitir reduzir a utilização dos recursos e, ultimamente o seu ambiente de impressão.

- XXX -

Sobre a Xerox Portugal
A Xerox Portugal, maioritariamente participada pela Xerox Limited, está instalada em Portugal desde 1965. Vende Tecnologia, Gestão Documental e Consultoria. Lidera a nível nacional em todos os mercados onde actua. Investe na pesquisa de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que actua em 150 países, de todos os continentes. Tem sede em Lisboa, concessionários autorizados e outros parceiros espalhados por todo o país. Associada a valores empresariais de orientação para o cliente e inovação tecnológica, qualidade, motivação dos colaboradores, a empresa actua também ao nível da responsabilidade social e de preservação do meio ambiente.

Para mais informações, por favor contacte:
Vanda Rosário
TFI Consultoria
Telf : 21 358 30 22
E-mail : vrosario.tfi@grupogci.net.