Xerox apresenta a Memória Impressa para combater a contrafacção

Lisboa, 12 de Janeiro de 2016 – Para ajudar as empresas e os governos a garantirem uma maior e melhor segurança dos seus produtos, a Xerox apresentou dois tipos diferentes de etiquetas electrónicas impressas (também conhecidas como “memória impressa”) que podem captar e armazenar informação sobre a autenticidade e estado dos produtos.

As memórias impressas da Xerox oferecem elevado nível de segurança, sendo compostas por até 36 bits de memoria regravável e com capacidade de armazenamento de até 68 biliões pontos de dados.

Estas etiquetas podem, por exemplo, ser usadas para determinar se um produto é genuíno e para acompanhar o seu processamento durante a distribuição.

Outro produto que a Xerox apresentou é a memória Impressa com segurança encriptada e inclui um código impresso encriptado (igual a um código de barras) na memória. Assim este só poderá ser lido por pessoal autorizado que use um leitor próprio e  que faz ligação com uma aplicação segura para Smartphone.

Esta combinação de memória impressa com um código impresso com segurança criptográfica, cria uma das soluções de anti-contrafacção mais seguras do mercado. È ideal para ser usado em aplicações abrangentes tais como rastreamento, que garante a segurança de produtos farmacêuticos de forma a que seja possível controlar taxas ou impostos de selo pelas instituições governamentais. A característica de segurança criptográfica foi desenvolvida no PARC, uma empresa do universo Xerox, sendo uma funcionalidade adicional para as etiquetas de memória impressa.

“Torna possível garantir a integridade de um produto a partir do momento em que sai da fábrica até ser entregue ao cliente.” disse Steve Simpson, Vice presidente da Xerox responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia. “Os produtos de memória impressa oferecem uma otima relação custo/eficiência podendo tornar-se em breve um stand de mercado.”

Métodos tradicionais anti-contrafacção tais como a tinta invisível, hologramas, e etiquetas RFID podem ser copiados, tendo normalmente um grande custo para serem implementados. Em contraste a Memória Impressa da Xerox com segurança criptográfica oferece aos proprietários de marcas uma solução que é barata e difícil de ser falsificada, pois cada etiqueta é exclusivamente encriptada.

Para a produção em larga escala, a Xerox está a trabalhar em conjunto com a empresa Norueguesa Thin Film Electronics ASA, líder no desenvolvimento e comercialização de produtos electrónicos impressos

Se necessitar de imagens de suporte, aceda a: http://xrx.sm/rt6

Sobre a Xerox
Desde a invenção da Xerografia há mais de 75 anos, a Xerox tem ajudado as empresas a simplificarem a forma como trabalham. Hoje somos o líder global em processos de negócio e gestão documental, ajudando as pessoas a serem mais eficientes para que se possam concentrar no seu verdadeiro negócio.
Com sede em Norwalk, Conn., nos Estados Unidos, mais de 140.000 colaboradores da Xerox servem os clientes em 180 países, fornecendo serviços de outsourcingequipamentos de impressão para todos os ambientes e organizações de todos os mercados e industrias. Saiba mais em www.xerox.pt.
Na Europa a Xerox possui instalações de fabrico e logística na Irlanda, no Reino Unido e na Holanda, e uma unidade de investigação e desenvolvimento – o Xerox Research Centre Europe – em Grenoble, França.

Sobre a Xerox Portugal
A Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expetativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.
Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.
A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes setores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.
Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.
A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.

Para mais informações, por favor, contate:
Atrevia | Telf: 21 324 02 27 | 926 728 292
Marisa Macedo | mmacedo@atrevia.com
Inês Albino |  ialbino@atrevia.com