Xerox Research Centre Europe abre as portas nas comemorações do 20º aniversário

No dia 4 de Outubro a Xerox celebra 20 anos de investigação no Xerox Research Centre Europe (XRCE). O centro vai abrir as suas portas para que os convidados possam assistir a demonstrações de tecnologia e palestras realizadas por cientistas da Xerox e outros distintos oradores.

O XRCE conta com cerca de 100 investigadores com especialização em áreas como etnografia (estudo sobre a forma como as pessoas trabalham), processamento de linguagem natural, análise de dados e visão computacional. Ao longo dos anos, o centro tem produzido tecnologia inovadora que ajuda a automatizar os processos de negócio com grande utilização de documentos. Atualmente, os investigadores estão a aplicar a sua experiência na resolução de novos desafios num vasto leque de indústrias incluindo a dos transportes, saúde e atendimento a clientes.

Pretendemos partilhar o entusiasmo que temos vivido no laboratório, à medida que conduzimos a inovação da Xerox para além dos dispositivos documentais levando-a até áreas que suportam diretamente os serviços da Xerox e que têm um maior impacto na sociedade”, disse Monica Beltrametti, vice-presidente e diretora do Xerox Research Centre Europe.

As recentes inovações do centro ajudaram as entidades dos transportes a gerirem melhor o parqueamento e a melhorar os transportes públicos. Na saúde, as investigações destinam-se a eliminar a lacuna existente entre a investigação clínica e os cuidados clínicos e na área das telecomunicações, os cientistas estão a desenvolver tecnologia que ajuda as empresas a prestarem um melhor serviço aos clientes nos call centers.

A festa do 20º aniversário irá incluir:

  • Demonstrações de tecnologia num evento a realizar dia 4 de Outubro a que se pode assistir apenas com convite.  
  • Palestras realizadas pelos quatro investigadores séniores, que vão abordar tópicos do futuro, como o futuro do ambiente de trabalho; o que significam carros auto-conduzidos e o impacto que a comunicação social em massa tem na sociedade e como devem ser desenhados os sistemas informáticos do futuro.
  • Um debate animado entre os empreendedores de inovação, a Comissão Europeia e os investigadores da Xerox centrado na investigação de TI e de que forma esta deve evoluir para ter um maior impacto nos resultados. Os trabalhos serão publicados no início de Outubro.
  • Uma série de artigos escritos por cientistas do XRCE que proporcionam perspetivas sobre as tendências da investigação tal como o combate à obsolescência digital e tradução totalmente automática realizada por máquinas.  

Ficarão disponíveis online gravações das palestras assim como de outros conteúdos que poderão ser encontrados no website do XRCE.

Aninhado no coração dos Alpes Franceses, o XRCE faz parte do Grupo de Inovação da Xerox a nível global, composto por 650 investigadores e engenheiros em cinco centros de investigação de renome mundial.

Sobre a Xerox Portugal

Integrada numa organização de nível mundial, a Xerox Portugal opera no nosso país desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas, estando dedicada também aos processos de negócio e gestão documental. Sendo hoje uma empresa líder global, avaliada em 22,5 mil milhões de dólares, posiciona-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade. Assume inclusive preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.

Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que atua em 160 países, de todos os continentes.