Aprovisionamento de papel e requisitos para fornecedores

Em conformidade com o nosso compromisso para preservar a biodiversidade e as florestas a nível mundial, a Xerox definiu, em 2003, requisitos de saúde e segurança ambiental para empresas que fornecem papel à Xerox para revenda. Sendo uma das maiores marcas fornecedoras de papel comum em todo o mundo, reconhecemos a nossa obrigação em garantir a gestão responsável das florestas. Transpor a prática da gestão sustentável das florestas entre os nossos fornecedores de é um componente importante do compromisso da Xerox para com a protecção ambiental.

Posição da Xerox face ao aprovisionamento de papel
Em 2000, a Xerox adoptou a posição que se segue relativamente ao aprovisionamento de papel: A Xerox vai buscar o seu papel a empresas empenhadas na implementação de práticas de saúde e segurança ambiental (EH&S) saudáveis e em gestão sustentável de florestas nas suas próprias operações e nas operações dos seus fornecedores. O nosso objectivo é proteger a saúde e a integridade dos ecossistemas florestais, preservar a diversidade biológica e o solo e os recursos hídricos, salvaguardar as áreas florestais de importância cultural ou ecológica significativa e garantir uma capacidade sustentável. As empresas devem estar empenhadas na conformidade com todos os requisitos regulamentares de EH&S aplicáveis nos países onde operam.
Requisitos para fornecedores
No sentido de apoiar a nossa posição relativamente ao aprovisionamento de papel, a Xerox definiu um conjunto de requisitos de saúde e segurança ambiental para empresas que fornecem papel à Xerox para revenda. Estes requisitos, que abrangem todos os aspectos de fabrico de papel, da gestão de florestas à produção de produtos acabados, serão incluídos no nosso actual processo de qualificação de fornecedores de papel. Todos os fornecedores de papel da Xerox em todo o mundo devem satisfazer estes requisitos para fazer negócios com a Xerox, e devem enviar, anualmente, documentação detalhada que mostre a sua conformidade.

Entre as principais disposições destes requisitos, incluem-se:
  • O compromisso com a observação de todos os requisitos regulamentares aplicáveis em matéria de saúde e segurança ambiental, incluindo códigos de práticas florestais e regulamentação relativa à recolha legal de madeira.
  • Um sistema efectivo de gestão ambiental das serrações e objectivos com vista a uma melhoria contínua do desempenho ambiental que satisfaça e ultrapasse os requisitos regulamentares.
  • Certificação, por uma terceira entidade independente, das operações florestais geridas ou propriedade do fornecedor, de acordo com normas de gestão florestal sustentável aceites pela Xerox.*

Um processo de aprovisionamento que:
  • Garanta que matéria-prima decorrente é excluída madeira, abatida ilegalmente do papel Xerox.
  • Garanta a exclusão de matéria-prima decorrente de madeira proveniente de zonas florestais de importância cultural ou ecológica significativa, excepto quando certificado por normas de gestão florestal aceitável aceites pela Xerox.
  • Incentive todos os fornecedores de matéria-prima proveniente de madeira a praticar uma gestão florestal sustentável.
  • Restrinja os limites de utilização de matérias perigosas, incluindo a exclusão de cloro elementar, no processamento e conteúdo do papel Xerox.

Reconhecemos que um dos desafios mais significativos enfrentados pelos nossos fornecedores de papel na satisfação dos requisitos da Xerox, será demonstrar que estão a salvaguardar as zonas florestais de importância cultural ou ecológica significativa. A Xerox suporta na íntegra os esforços de várias partes interessadas, no sentido de identificar zonas florestais que necessitem de protecção e desenvolver fontes de informação e utilitários que permitam aos fornecedores identificar estas zonas nos seus próprios terrenos florestais e no seu aprovisionamento de matérias-primas de madeira de outros fabricantes. A Xerox espera que os seus fornecedores de papel tirem partido na íntegra destes recursos como parte dos seus esforços de gestão florestal sustentável.

*A Xerox acredita que existem diversas normas de gestão florestal sustentável cujas disposições, baseadas no desempenho, visam proteger a saúde do ecossistema florestal, conservar a biodiversidade e proteger o solo e os recursos hídricos, salvaguardando as zonas de valor cultural ou ecológico significativo e garantindo que os níveis de sustentabilidade são consistentes com os requisitos da Xerox. Estamos a oferecer aos nossos fornecedores a opção de certificação de acordo com a norma do Forest Stewardship Council ou outras (incluindo normas da Canadian Standards Association, da Sustainable Forestry Initiative e do Pan-European Forest Certification Council) que incluam estas disposições.